Construindo um Bom Deck

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Como Fazer um Bom Deck!

Essa pergunta talvez não possua uma resposta única. Mas, um conjunto de fatores possibilita a construção de decks maravilhosos, mesmo com diferentes temáticas. Claro, há várias cartas suportes para várias temáticas, e, muitas vezes não é possível ter todas as cartas de certa temática, exceto em jogos...

Bem, seguem-se, a partir daqui, algumas “normas” para um deck relativamentecompetitivo:

1. Muitas vezes, é preciso ter uma carta específica para que a estratégia do deck funcione. Para isso, é necessário um bom fluxo de cartas no deck. Tente fixar 40 cartas no número total de cartas. Depois, preocupe-se com o sistema de retirada de cartas.

Por exemplo, a questão da compra (antes de qualquer coisa, não é preciso usar cartas proibidas como “Sixth Sense” ou “Pot of Greed”), cartas básicas para a compra de cartas são, normalmente, morphing jar, card of safe return, airknight pharsat... cartas até difíceis de se obter. Numa temática D-Hero, cartas como D-hero diamond dude ou D-draw, facilitam muito a vida de qualquer um, por exemplo. Allure of Darkness é uma das novas cartas bem apropriadas à compra.

Mas, o fluxo não vem apenas da compra de cartas. Podem-se conseguir cartas, em uma partida, apenas diminuindo a quantidade destas no deck. Várias cartas permitem isso. Há cartas que retiram outras do deck, transferindo para sua mão e outras para o cemitério.

Agora vou seguir com um deck (ele possui algumas cartas raras, mas nenhuma limitada ou semi-limitada, antigas e novas, sem “synchro monsters”) para exemplificar isso (e, depois outras coisas):

Monstros (20):

2x Blade Skater (EEN-EN003-C)

1x Amazon Archer (LON-EN032-C)

2x Amozoness Swords Woman (MFC-EN061-UR)

Ou 2x Amazoness Figher (MFC-EN062-C)

1x Black Stego (POTD-EN019-C ou SD09-EN019-C)

1x E-Hero Woodsman (PP02-EN004-ScR)

Ou 1x Fusion Sage (

Ou 1x giant soldier of stone

2x Etolie Cyber

2x Evil Hero Malicious Edge

3x Giant Rat

1x Injection Fairy Lili

Ou 1x Amazoness Tiger

Ou 1x Hyper HammerHead

3x Nimble Momonga

1x Obnoxious Celtic Guardian

1x Black Luster Soldier

Fusion Monsters (3):

3x Cyber Blader

Spells (10):

1x Black Luster Ritual

2x Emergency Provisions

2x Gaia Power

1x Lightning Vortex

1x Nobleman of extermination

Ou 1x Dust tornado

Ou 1x Tornado

1x Polymerization

1x Shrink

1x The Shallow Grave

Ou 1x Silent doom

Ou 1x Fulfillment of the Contract

Ou 1x Re-Fusion

Ou 1x Monster Reborn

Ou 1x Time Machine

Traps (10):

1x Dust Tornado

1x Emboidment of Apopis

3x Good Goblin Housekeeping

Ou 2x Jar of Greed e 1x Accumulate Fortune

1x Karma Cut

1x Nightmare Weel

Ou 1x Shadow Spell

Ou 1x Recycle

1x Solenm Wishes

1x Zero Gravity

1x Trap Jammer

Bem, observa-se que para melhorar o fluxo de cartas, esse deck usa monstros como “Giant Rat” e “Nimble Momonga”, eles diminuem o número de cartas no deck, possibilitam a entrada de monstros no campo, e, no caso do “nimble momonga”, o aumento de LP. “Giant Rat” ainda possibilita a entrada de “Blade Skater” ou “Etolie Cyber”, facilitando a possibilidade da convocação de “Cyber Blader”, a carta chave do deck. Para se obter a “Polymerization”, cartas como “E-Hero Woodsman” ou “Fusion Sage” a trazem de bandeja. “Recycle” permite o retorno de cartas não-monstro de volta ao fundo do baralho, como “jar of greed” e a própria “Polimerization”. Cartas de compra como “Good Goblin Housekeeping” também auxiliam, essa principalmente combinada com “Emergency Provisions”.

Outro tópico é a questão da recuperação e prevenção de perda de LP. Nesse deck, há várias cartas para recuperação de LP, em geral basta uma ou duas. “Solenm Wishes” forma um bom combo com cartas de compra, além de prevenir a perda de 300 ou mais pontos com “Recycle”. A prevenção de LP vem com “Amazoness Swords Woman ou Fighter”, pelo fato de ambas não tomarem dano de batalhas (BD), sendo que a primeira, além disso, o reverte para o adversário. A prevenção pode vir também de “Injection Fairy Lili” ou “Amazoness Tiger” ou “Hyper HammerHead”, muitas vezes, o adversário não atacaria um monstro que de repente pode ter 3400 ATK ou que obrigaria o retorna de seu próprio monstro para sua mão (se for Fusion ou Syncro, principalmente). Assim, ocorre a prevenção de um ataque, e conseqüentemente, de dano. Ainda mais, porque esses monstros podem ser trazidos pelo “Giant Rat”.

Danos indiretos são possibilitados por “Nightmare Weel, Evil Hero Malicious Edge, Amazon Archer e Shrink”, Todas, de alguma forma, causam dano indiretamente, uma pegando de surpresa o oponente, outra através da defesa adversária. Nem todos os decks necessitam disse tipo de dano, mas o oponente, com baixo LP, pode, por exemplo, convocar um “Blue-eyes White Dragon”, tendo um monstro virado e você com três monstros, sendo um em modo de ataque, com mais de 1500 ATK. Qualquer uma das quatro cartas permite a você ganhar o jogo sem derrotar o “Blue-eyes White Dragon”.

A destruição indireta é outro quesito a ser visto. Cada vez mais é necessária. Esse deck conta com duas cartas apenas, se desconsiderarmos “Shrink”, porém, quando bem aplicadas, revertem duelos horríveis.

Em relação à “ressurreição de monstros”, também é garantida, lembrando que “Cyber Blader” e “Black Luster Soldier”, se já foram convocados anteriormente, podem ser re-convocados do cemitério. Trazendo novamente poderosos monstros desse deck. O próprio “Black Luster Soldier” funciona como carta surpresa desse deck, normalmente, o adversário é capaz de prever as cartas de seu deck, qual poderá ser sua próxima jogada.

Esse monstro ritual funciona justamente para quebrar a previsão adversária. “Cyber Blader” é a demonstração de força do deck, que é basicamente voltado para a sua convocação.

Outros detalhes são importantes. Um deck deve possuir cartas para destruir cartas mágicas e armadilhas adversárias, aumentar o ATK de seus monstros e negar efeitos de cartas adversárias, principalmente armadilhas. Como esse deck vale-se muito do ataque, é importante o “Trap Jammer”, principalmente contra ocasionais “Mirror Forces ou Magic Cillinders” da vida...

Esse deck exemplo não possui cartas limitadas ou proibidas (exceção se você colocar o “Monster Reborn”, que é limitado atualmente), mas não deixa de ser competitivo. Acesse o youtube e veja esse deck em prática no jogo Yu-gi-oh World Championship 2008. Nesse link:

http://br.youtube.com/watch?v=w9VQfdnkQtk

Fonte:
Yu-Gi-Oh Extremo.

0 comentários: